Pacotes promocionais de viagem...



28/02 - 17:10

Não é por acaso que hoje em dia se chama a chamada terceira idade de melhor idade. Pelo menos no setor de turismo, há muito o que aproveitar.
Fonte: Redação iG Turismo


Algumas agências se especializaram em pacotes para pessoas mais velhas, afinal, a última pesquisa do IBGE mostrou que 14,5% dos brasileiros, ou seja, 24 milhões de pessoas, têm mais de 60 anos. E hoje o que não falta são opções. 


É o caso da Viver Bem Turismo, em São Paulo. A proprietária Sônia Maia sempre trabalhou em agência, mas queria acompanhar grupos. Por isso, há cerca de 13 anos criou a agência, que oferece vários passeios especiais para esse público. “É um público, aliás, que não dá trabalho”, explica Sônia Maia. “Temos que ter apenas cuidados especiais, como ajudar na hora deles descerem do ônibus, por exemplo”, completa. 


A agência de Sônia oferece vários pacotes, mas ela ressalta que seus clientes, em geral, preferem ir para cidades em que podem sair sozinhos para fazer compras e jantar fora. Os roteiros mais procurados na Viver Bem são Caldas Novas (GO), Poços de Caldas (MG), São Lourenço (MG) e Campos do Jordão (SP). 


“Eles gostam muito também de viagens curtinhas, de um dia apenas. Alguns não gostam de dormir fora de casa. Há mulheres que são casadas ainda, mas o marido não gosta de viajar”, explica. 


Quando as viagens são mais longas, ressalta Sônia, o cuidado é atender a uma exigência freqüente do público da terceira idade, que é o conforto. “Eles são dispostos, mas não têm mais idade para deixar o conforto da casa deles para ficar em qualquer lugar”, conta. 


Outro queridinho 


Um destino muito procurado por pessoas acima de 65 anos é a Estância Hidromineral de Araxá, que fica na região do Alto Paraíba, a 380 quilômetros de Belo Horizonte e a 580 de São Paulo. Entre os destaques do local, terra de Dona Beja, são a Igreja Matriz de São Domingues e o Parque do Cristo, com uma imagem do Cristo Redentor. 


Além desses passeios, o público da terceira idade visita bastante o Complexo do Barreiro, a cinco quilômetros do centro da cidade. Nessa região, eles visitam lagos, jardins, bosques, praças e cascatas, além das tão procuradas fontes terapêuticas, como a fonte da Dona Beja e a Andrade Júnior. Outra grande atração do destino é a lama preta de origem vulcânica, famosa por curar reumatismos e ajudar em tratamentos de pele. 


Iniciativa do governo 


Em setembro do ano passado, foi lançado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, o Programa Viaja Mais – Melhor Idade. O objetivo do programa é proporcionar a aposentados e pensionistas, e pessoas me geral com mais de 60 anos, a oportunidade de conhecer o Brasil nos períodos de baixa temporada. 


O Viaja Mais oferece facilidades, como preços mais baixos que os de mercado e pacotes especialmente formatados para este público. Independente da idade, aposentados e pensionistas do INSS podem usar o crédito consignado na folha de pagamento, com parcelamento das viagens em até 12 vezes, juros abaixo de 1% e carência de 180 dias. 

0 comentários: