Turismo para a terceira idade...


Quais as vantagens que o segmento oferece?


• Ocupação dos equipamentos turísticos na baixa estação: a maioria do público da terceira idade viaja na baixa temporada, pois busca locais com boa infra-estrutura, mas com relativo sossego, aliado às inúmeras promoções das empresas que trabalham com a atividade turística (companhias aéreas, hotéis, restaurantes, locadoras de veículos). Dessa forma, melhora o aproveitamento da oferta do equipamento turístico nas baixas temporadas, diminuindo os impactos econômicos negativos da sazonalidade.


• Expansão e melhoria da rede hoteleira: como o turismo da terceira idade está muito ligado ao turismo saúde, cada vez mais se amplia a cadeia de estabelecimentos extra-hoteleiros nas localidades turísticas como: pousadas, casas de saúde, spas, hotéis lazer, hotéis históricos, centros de saúde e lazer, entre outros.


• Qualificação da mão-de-obra local: este tipo de turismo exige treinamento especializado capaz de atender não só a parte recreacional, mas, também, aquele voltado à área de saúde. Com a vinda deste tipo de turista é comum ocorrer uma maior diversidade de profissões como: enfermeiros, massagistas, personal trainer, nutricionistas, médicos especializados e outros. Além, é claro, das profissões convencionais como: garçons, cozinheiros, arrumadeiras.


Na prática, qualquer empreendimento turístico voltado para a terceira idade não receberá apenas um tipo de cliente. Entretanto, é fundamental, para o sucesso do estabelecimento, compreender as expectativas do turista que está sendo recebido, pois, quando atingidas, o cliente considera perfeito o local visitado, fazendo uma boa propaganda do empreendimento.


0 comentários: