Sumário da edição nº 30 - Maio de 2004 

Artigos para publicação podem ser enviados para apreciação do conselho editorial no já referido endereço ou através do e-mail: ferrigno@paulista.sescsp.com.br

RECONHECIMENTO DO PODER PÚBLICO AO TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SESC SÃO PAULO
por Danilo Santos de Miranda
Estatuto do Idoso, Constituição e Código Civil: A Terceira Idade nas Alternativas da Lei
"A Constituição e o Estatuto do Idoso levam a uma síntese conclusiva: envelhecer é fato da natureza e do tempo. Prolongar a vida é fato da medicina, do progresso das ciências. Envelhecer com dignidade é prêmio a ser conquistado, em particular pela parcela da população pobre, quando submetida às durezas da idade provecta".
por Walter Ceneviva 

Retratos e Velhice: Memória e Fotografia
"Convidamos o leitor a encarar a memória das pessoas idosas como uma arquitetura singular que se edifica em torno do "quadro" de toda imagem e que se nutre, em seguida, de todo um "trabalho de pensamento" que as imagens realizam entre si, na medida em que são formas - portadoras de significações - em perpétuo trabalho de associação com outras formas".
por Fabiana Bruno & Etienne Samain 

Longevidade e Tempo Livre: Novas Propostas de Participação Social e Valorização do Idoso
"Sempre me chamou a atenção a disposição e a alegria dos idosos que se dedicavam a alguma atividade como forma de preencher o tempo livre. Tempo em que não se vêm mais atrelados a horários de atividades ditas produtivas, do ponto de vista econômico-financeiro, ou mesmo a serviços da casa. É fácil perceber que estes idosos têm, deles próprios, uma consideração cada vez mais distante de uma condição de vítima em forma de um corpo envelhecido".
por Doris de Morais Cardoso 

Lembrar, Contar, Compartilhar: A Memória como Caminho para o Diálogo Intergeracional
"O trabalho com a memória pode ser um instrumento importante capaz de gerar o diálogo entre crianças e idosos e propiciar aprendizagens importantes sobre cada um e sobre a comunidade que integram. A nós, profissionais, cabe o esforço de criar projetos em que o espaço da narrativa seja reinstituído. Nesses espaços de troca é possível compartilhar, preservar e socializar as experiências únicas de cada um e as experiências fundamentais que nascem das relações intergeracionais".
por Zilda Kessel

A Importância do Toque nas Atividades Físicas para a Terceira Idade
"A carência afetiva e a solidão, peculiares a esta faixa etária, fazem com que o idoso se feche em seu mundo, não se sentindo no direito de ter uma vida plena de prazeres e alegrias. Para mim ficou provado que o toque pode contribuir para que a condição de senilidade e os processos de somatização sejam amenizados, ou até sanados através do trabalho de atividade física, tendo o toque e o contato como conteúdos principais dentro de um programa de atividade corporal".
por Laura Machado da Silva

ENTREVISTA
COM MAURÍCIO LOUREIRO GAMA
Aos quase 92 anos, Maurício Loureiro Gama é o jornalista responsável pela revista Problemas Brasileiros, editada pelo SESC e SENAC do Estado de São Paulo. Maurício possui uma história que representa boa parte da história do jornalismo brasileiro. Ele recebeu a Revista A Terceira Idade, em sua casa, acompanhado de sua esposa Dra. Fiammetta Emendabili Loureiro Gama. Num clima de descontração, nos contou diversas passagens de sua vida pessoal e profissional envolvendo inúmeras personalidades da vida pública.

Fonte: http://www.sescsp.org.br

0 comentários: